6 de mai. de 2009

Aplicações On-line ou Off-line?

Como defensor das ferramentas web, poderia enumerar aqui as vantagens de se utilizar ferramentas tão poderosas quanto a do GMail, Twiter, Meebo entre outros. Pois é, são provas infalíveis de que a Web é altamente poderosa, em inúmeros sentidos e vários quesitos, mas ainda existem problemas a se considerar.


Todos os exemplos que utilizei acima são de aplicativos bastante interessantes que somente disponibilizam serviços que necessitam de acesso a internet para que sua existência faça sentido, em sua maioria são aplicações de comunicação e no inicio era esta a intenção da internet, disseminar conhecimento e estabelecer formas de comunicação mais baratas, pois a internet a anos já alcançou este objetivo, e agora uma nova era vem a tona, a era da "externalização de aplicativos".

Tem coisa pior para o usuário do que ele pegar aquele CD, DVD, BlueRay, HD-DVD, Disquete, Pen Drive, Link de Download, mandar rodar e clicar em Próximo...Próximo e Fim?

De inicio podemos ficar um tanto quanto inconformados com esta condição, mas os clientes e usuários de sistemas não querem mais gastar seus precisos 350 Gigabytes da HD para que o programa/software simplesmente fique instalado e o usuário só vai abrir e usar em 10% do seu tempo. É... é muito difícil aceitar mas o mundo mudou, as pessoas mudaram, e a "'Informática' evoluiu e virou 'Tecnologia de informação'".

Poucas empresas se prestaram a inovar a Web, isso para não dizer que pessoas isoladamente se dedicaram a este tipo de inovação. Mas mesmo com essas pessoas os aplicativos ainda necessitam de muitos ajustes.
Mas e ai, já tem como usar estas aplicações on-line? Elas são realmente seguras?
A resposta para as duas perguntas é positiva, mas eu vou explicar um pouco mais a causa.
As empresas de TI(Tecnologia de Informação), que tem como produtos finais serviços, como e-mail, mensagens, blog, fotolog, sites, entre outros... trabalham com um acordo de nível de serviço que garante que o serviço fornecido fique disponível por exemplo 99% durante o ano, e isso garante que nós usuário teremos o serviço disponível a maior parte das vezes que tentarmos acessa-lo.
Outro recurso existente é o termo de uso do aplicativo, nele possui todos os seus direitos e deveres. E a política de privacidade dos serviços garante que nossas informações sejam guardadas a sete chaves e garantindo a segurança de nossas informações.
Por estes motivos digo que a Web é um local seguro se usado com prudência, assim como um motorista que não usa o cinto de segurança esta correndo um risco, não muito visível, pois o motorista não acredita que ele possa bater o carro, mas o risco existe. Com a web a história é a mesma, como eu posso estar recebendo um e-mail de cobrança de passagens aéreas se eu não comprei nada pela internet, ou eu nunca fui viajar para a Carochinha do Sul, nem abra o link.
Porém as aplicações web do tipo Google Docs, por exemplo, podem ser úteis, mas imagine que você precise editar um arquivo e não esteja na internet, e ai?
Hoje os serviços não disponibilizam nenhum tipo de utilização Off-line, eles até tem sim uma maneira, mas não é muito inteligente, por isso, acho que ainda existem falhas.
Mas as coisas estão evoluindo, as aplicações web estão ficando cada vez mais poderosas, porém acredito que o ideal é unir os dois mundos, até por efeito de backup, é muito interessante nos resguardarmos quando falamos de documentos e informações importantes.
Podemos chegar a conclusão de que as aplicações Web ajudam bastante no dia-a-dia, porém ainda existem alguns problemas nas aplicações, que com o tempo serão melhorados ou corrigidos.

Nenhum comentário: